segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tratamentos para a Gestante




A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação puerperal e nutrição do recém-nascido.

Essas modificações se fazem videntes nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas transformações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso, podendo então afetar a aparência da gestante. A gestante tende a ter instabilidade emocional, sendo que somado as alterações dermato-funcionais, há um risco de apresentarem baixa autoestima, o que afetaria de forma negativa a gestação. Atualmente, sabe-se que as gestantes podem realizar tratamentos estéticos, que juntamente com recomendações nutricionais e atividade física, auxiliam a manter uma boa aparência e saúde durante os nove meses.

Alterações estéticas e funcionais na gravidez

- Celulite, edema e varizes

A explicação para as varizes gestacionais,está relacionada principalmente à ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico. Essas alterações venosas podem desenvolver varizes nas pernas, na região do períneo e hemorróidas. Isso dificulta o retorno venoso, o que favorece o aparecimento de varizes e compromete a eliminação de líquidos e toxinas, fatores que estimulam a celulite. A retenção hídrica também pode ocorrer durante este período, por estas mesmas razões, resultando em edemas, principalmente de membros inferiores.

- Estrias

Estas ocorrem por influência do fator hereditário e por causa do aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade de regeneração da pele. As estrias costumam aparecer na barriga, nos seios, nas coxas e nas nádegas.
As estrias também surgem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva, como ocorre durante a gravidez, ou quando se engorda e emagrece rapidamente, onde as fibras elásticas e colágenas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem. O resultado é o aparecimento de linhas lineares dispostas de forma paralela entre si e perpendiculares às linhas de tração da pele.

- Modificações cutâneas

A pele se torna tensa e frágil com o aumento da vascularização. Existe maior conteúdo hídrico na derme e hipoderme, tornando a pele mais hidratada. Isto ocorre devido às alterações do estrógeno. Os altos níveis hormonais do organismo durante os meses de gestação também estimulam a produção de melanina e podem causar o aparecimento de manchas no rosto e no colo da mulher, denominado melasma. Clinicamente adota a forma de manchas simétricas nas bochechas e nariz, ou de uma máscara que ocupa toda a face, respeitando a zona ao redor dos olhos, boca e a região próxima ao couro cabeludo. Estas manchas pioram com o sol, e podem desaparecer após a gravidez. A hiperpigmentação ocorre em até 90% das gestantes. Pode haver aumento da secreção sebácea, resultando em um aumento da oleosidade da pele e suor, podendo ocorrer acne.

- O ciclo piloso durante a gravidez

A gravidez tem relativamente poucos efeitos sobre o crescimento dos cabelos, apesar da complexidade das modificações endócrinas. Os estrógenos podem escurecer os cabelos durante a gravidez, da mesma forma que ocorre com a pigmentação da pele. A perda de cabelo aumenta até o primeiro mês logo após o parto e, na maioria dos casos, até o quarto mês. Os cabelos começam a crescer espontaneamente entre 3 a 12 meses após o parto.

- Peso

A gestação é considerada como um fator de risco para o desenvolvimento de obesidade em mulheres.
Tratamentos para Gestantes
A gestação é sem dúvida um período de grandes mudanças emocionais e físicas. A Fisioterapia DermatoFuncional juntamente com Recomendações Nutricionais e atividade física, proporciona a gestante uma melhor aparência e bem-estar, atuando eficazmente em muitas destas mudanças, tendo como consequência uma melhor qualidade de vida durante o período gestacional.

Drenagem Linfática Manual:

 É o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando assim na redução da celulite. A drenagem linfática feita por aparelho só é indicada após o parto, pois esta afirma que não há controle da pressão exercida sobre o corpo.

Massagem Relaxante:

 Para diminuir a ansiedade, melhorar o sono, diminuir o estresse e até diminuir a dor o parto. A massagem pode ser realizada em decúbito lateral ou com a paciente semi-sentada. É possível adaptar a posição de acordo com o bem-estar da paciente. A massagem auxilia também na redução do edema e melhora a circulação.

Peeling de Diamantes:

É um peeling abrasivo que contém uma ponteira diamantada e um vácuo no qual limpa profundamente os poros e clareia a pele, sem produtos químicos. Pode ser feito uma vez a cada 20 dias.
Seus resultados são excelentes, proporcionando para sua pele maciez, brilho, diminuição dos poros dilatados e clareamento.

Pilates: 

O Pilates está indicado para a gestante quando liberado ou indicado pelo médico, geralmente a partir do terceiro mês de gravidez. O Pilates ajuda a evitar o edema característico dessa fase, além de aliviar as dores nas costas, que ocorrem principalmente na região lombar, em decorrência das alterações posturais e mudança do eixo corporal. Quando bem orientado o Pilates para a gestante visa também fortalecer a musculatura da região perineal, que sofre muito devido ao aumento da pressão pelo crescimento do feto. Os alongamentos característicos dessa técnica aliviam as dores e ajudam a relaxar e evitar as dores nas costas e pernas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário