Quem sofre com a obesidade sofre também com uma série de outras doenças como diabetes, doenças cardíacas e dores na coluna, devido ao sobrepeso.
Contudo, o Pilates vem para contribuir de maneira significativa na busca pela melhor qualidade de vida daqueles que tentam, de alguma forma, resolver as patologias que a doença acarreta.
Segundo a Fisioterapeuta Débora Trindade, do Equlibrium Studio de Pilates, o Pilates está relacionado principalmente com a má postura causada pela obesidade, patologias da coluna e dores articulares relacionadas ao excesso do peso. Através dos exercícios, é possível corrigir a posição da cabeça que, geralmente, está mais voltada para frente e também a 'corcunda', que é típica em caso de sobrepeso.
“Estes exercícios ajudam a fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade do corpo e a diminuir a quantidade de gordura no interior das artérias”, explica Débora.
A Fisioterapeuta ressalta que as aulas de Pilates podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana, no mínimo, e sempre com orientação profissional.
Os exercícios mais recomendados para os iniciantes com sobrepeso são os realizados no chão, com auxílio de elásticos e bolas de diversos tamanhos que não sobrecarregam os músculos e articulações e respeitam a capacidade e força da pessoa, podendo evoluir conforme seu condicionamento físico.
Com a atividade o corpo torna-se mais tonificado, reorganiza a postura, estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade e a mobilidade articular, além de ganhar resistência de força física e mental.
Apesar de não ser uma atividade que tenha um alto gasto calórico, o Pilates também ajuda a emagrecer e mobilizar a gordura localizada da barriga, melhorando também o condicionamento físico, promovendo o bem-estar.
Mas o ideal é que ele seja sempre praticado em parceria com outra atividade física. Praticar Pilates é muito mais do que fazer exercícios no chão, com aparelhos ou com a bola. A prática requer concentração, foco e disciplina, mas em troca, promove uma vida mais saudável, livre do sedentarismo e estimulante para o corpo e mente.
Abaixo listamos alguns dos benefícios do Pilates para os obesos. Confira!
- Prevenção de lesões
- Fortalecimento muscular,
- Diminuição do colesterol “ruim” (LDL)
- Diminuição dos triglicerídeos
- Estabilidade articular
- Fortalecimento dos músculos centrais do corpo (CORE)
- Alinhamento postural
- Diminuição de dores e lesões
- Melhora da flexibilidade
- Preparo do indivíduo para outras atividades (caminhada, corrida, ginástica, entre outras)
- Combate à depressão
- Melhora da qualidade de vida
- Estimulação à integração social.
Fonte: Equilibrium - Centro Terapêutico da Obesidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário