A gravidez é uma fase onde a mulher experimenta inúmeras alterações fisiológicas e devido a isso, a gestante passa a ter mais cuidado com o corpo. Por essa razão, o entendimento a respeito dessas mudanças, poderá promover a melhoria da saúde da mulher, como a utilização da drenagem linfática manual.
Mas são essas mudanças que propiciam um meio melhor para o feto crescer, ocupando o espaço que antes era de órgãos e que com o crescimento do abdômen, o seu centro de gravidade, a postura e sua marcha mudam. A dor começa a fazer parte da rotina, o que muitas vezes, torna difícil realizar atividades de vida diária.
Sabe-se que as futuras mamães também passam a ter retenção de líquido devido ao aumento de substâncias hormonais, as alterações na circulação e a compressão da veia cava.
Por isso há indicação de escolher tratamentos que não tenham riscos para a gestante e bebê, bem como traga melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.
A Drenagem Linfática Manual (DLM) e o Pilates serão as melhores escolhas de cuidados no período gestacional, pois um momento lindo e único deve ser também prazeroso.
Sistema Linfático
O sistema linfático é composto por gânglios linfáticos, linfa e vias linfáticas. Tem como função empurrar a linfa de uma região para outra, como se fosse um efeito dominó. E a Drenagem Linfática Manual (DLM) consegue aumentar a velocidade da linfa em até 40%.
Sabe-se que nosso corpo tem uma via que é responsável para conduzir o sangue do coração para os tecidos, chamada de artéria e uma via que transporta dos tecidos para o coração, as veias. O sistema linfático é secundário ao arterial e paralelo ao venoso.
Os primeiros relatos a respeito do tema, foi em 1936, onde era feito a manipulação do sistema linfático para reforçar a defesa imunitária, e anos depois foi criado e comprovado os benefícios do método de drenagem linfática.
Drenagem Linfática Manual
A Drenagem Linfática Manual é feita com movimentos leves, pois o Sistema Linfático é superficial e sensível.
Os movimentos de bombeamento realizados na sessão de DLM conseguem eliminar os líquidos que se acumulam nos membros inferiores, principalmente.
Ou seja, as manobras da Drenagem Linfática Manual conseguem coletar e conduzir os líquidos parados, sendo considerada a nossa lixeira, pois através desse sistema que os nutrientes chegam e o lixo celular é retirado.
A DLM também consegue nutrir e oxigenar os tecidos, melhorando a distribuição dos hormônios e aumentando a quantidade de líquidos excretados.
Como o Pilates pode ajudar?
A atividade mais indicada para uma gestante é o Pilates.
Por ser um exercício que promove uma melhoria na postura, fortalecimento (principalmente do assoalho pélvico) e um condicionamento físico, além do baixo impacto, torna-se um importante aspecto para incentivar o parto normal.
Porém tem como objetivo também de diminuir as dores provenientes do aumento do peso e a mudança do centro da gravidade, ajudando a gestante a sustentar o útero e o bebê, sem sofrer com o desconforto na região lombar.
Outros benefícios vistos através do Pilates, é a consciência corporal, o alongamento e o relaxamento. Uma gestante calma e preparada tem sua autoestima aumentada.
É muito importante em uma aula para gestante, exercícios que promovam a estabilização e ter em mente que o assoalho pélvico precisa ser trabalhado.
Os cuidados devem ser para evitar desconfortos na lombar, pressão na veia cava e riscos de queda. Uma outra questão que precisa se ter cautela, é sobre a frouxidão ligamentar que acontece por volta da 24ᵃ semana com o aumento da relaxina.
Fonte: Blog Pilates
Agende uma aula experimental pelo what's up 51 981818384
Nenhum comentário:
Postar um comentário