sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O PILATES CONTEMPORÂNEO



Quando pensamos em Pilates Contemporâneo remetemos à prática do Pilates Original, com um toque de atualização e aprimoramentos necessários ao longo dos anos, sempre respeitando seus princípios.

Mas, muito além disso, podemos pensar em uma atividade completa que, se corretamente aplicada, contempla todos os âmbitos de atenção a saúde: a prevenção, a promoção, o tratamento (reabilitação) e manutenção.

O Pilates Contemporâneo nos permite inúmeras possibilidades: proporcionar um atendimento individualizado, respeito aos limites, progressão dos exercícios ao longo dos atendimentos. Agregando todas as possibilidades, elas se multiplicam.

Ele nos permite pensar em uma seqüência de exercícios exclusiva para cada paciente, pois cada um tem sua forma única de realizar, perceber e tolerar os exercícios. Sempre baseados no respeito aos princípios, devemos incansavelmente lembrar nossos pacientes da importância de realizá-los e que, em sua execução, os exercícios primam pela qualidade do movimento e não pela quantidade.

Assim, respeitar os limites corporais e a capacidade respiratória do paciente é garantir que permaneçam satisfeitos e encorajados a melhorar a harmonia dos movimentos.

E enquanto exploramos as possibilidades, não podemos esquecer também que os exercícios precisam seguir uma lógica sustentada pelo objetivo e a funcionalidade dos mesmos. Entende-se por objetivo algo que nosso paciente almeja com a prática do Pilates e o que julgamos pertinente por meios da avaliação.

Avaliação esta que deve ser constantemente retomada para contemplar os objetivos, fazer ajustes na seqüência, acrescentar mais exercícios, incrementar com acessórios, enfim, enriquecer a aula.

Desta forma, podemos garantir os benefícios que a pratica de Pilates oferece: fortalecimento, alongamento, melhora de postura e muito outros que, em suma, tem como resultado final a melhora da qualidade de vida e, conseqüentemente, da saúde de uma forma geral.

E me atrevo a dizer que a maior possibilidade que o Pilates Contemporâneo oferece é exercitar a criatividade. Através dela podemos tornar cada sessão diferente, inovadora, desafiadora e, acrescentando alguns acessórios, tornar um exercícios mais complexo e estimulante.

Atrevo-me também a dizer que o Pilates contemporâneo é o “xodó” dos fisioterapeutas, sendo mais um recurso terapêutico que contempla tudo aquilo que aprendemos na nossa formação de forma direta ou implícita: cada individuo deve ter um tratamento pensado para ele e sua resposta, ao mesmo tempo, pode ser diferente daquela que imaginávamos ou sua recuperação pode nos surpreender.

Fonte: Revista Pilates em Evidência

Agende já uma sessão pelo telefone ou what's up 51 981818384.
Atendimentos personalizados com fisioterapeuta.
Realizamos avaliação postural de todos nossos alunos, trabalho direcionado para as suas necessidades e objetivos, experimente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário