A terapia de ozônio intra-articular atenua de forma eficiente a dor em indivíduos com osteoartrite do joelho: uma revisão sistemática e meta-análise
Resumo
O gás ozônio (O3) está sendo usado para o alívio da dor crônica na osteoartrite do joelho (OAJ). No entanto, há controvérsias se esse gás pode ser clinicamente útil em tratamentos de dor KOA. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da terapia de ozônio intra-articular para o alívio da dor em indivíduos KOA usando uma revisão sistemática e meta-análise e diferença média padronizada (SMD) como o grau do efeito.
Método: Usando bancos de dados biomédicos especializados online do Pubmed Central, Pubmed, Medline, Google scholar, Scopus e Embase bancos de dados sem restrição de data de início até julho de 2018, a revisão sistemática recuperou 10 estudos para metanálise após preencher os critérios de inclusão e exclusão.
Conclusão: Esta meta-análise apresenta evidências de que a terapia com ozônio intra-articular é uma forma eficaz de tratamento da dor crônica em OAJ.
Fonte: Ali Noori-Zadeh 1, Salar Bakhtiyari 2, Roghayeh Khooz 3, Karimeh Haghani 3, Shahram Darabi 4
PMID: 30670248 DOI: 10.1016 /j.ctim.2018.11.023
Na prática, o tratamento consiste na aplicação de ozônio ao redor de toda a articulação do joelho afetado. Logo em seguida é realizada uma massagem para difundir o gás e agilizar o efeito medicinal do ozônio.
Normalmente iniciamos com aplicações 2x por semana para acelerar o processo de cura. Após são realizadas sessões semanais e quinzenais.
Quer saber mais sobre a ozonioterapia? Entre em contato pelo What's up 51 98181-8384 e agende a sua avaliação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário